AVA na escola pública

AVA na escola pública


Relatos da pesquisa AVA na escola pública

Introdução

AVA na escola pública é a proposta de uso de ambientes virtuais de aprendizagem como estratégia tecnológica e pedagógica nas escolas públicas. Semelhante ao que vem ocorrendo em diversas experiências espalhadas pelo mundo que utilizam tais ambientes na educação infanto-juvenil, a exemplo do Uruguai (1), a pesquisa apresentou a Universidade do Estado da Bahia - UNEB a monografia Do giz ao mouse: Dokeos (2) como ambiente virtual de aprendizagem na escola pública (3)(4).

O projeto AVA na escola pública

O projeto AVA foi desenvolvido na minha escola (5) com alunos e alunas do 3o ano do Ensino Médio na disciplina Geografia. Contrariando a lógica da pesquisa acadêmica direcionada a explorar o ambiente norte-americano Moodle e focando exclusivamente na graduação e pós-graduação, a citada pesquisa enveredou por outro caminho e apresentou à banca examinadora o Dokeos como suporte e-learning mais adequado e promissor na educação básica brasileira.

Até então as pesquisas acadêmicas se concentravam na plataforma e-learning norte-americana e com o Dokeos, uma plataforma européia (com fortes raízes na América Latina), abre-se novas perspectivas de pesquisa sobre AVA e suas potencialidades no ensino e na aprendizagem no espaço escolar carente de projetos mais criativos e dinâmicos na área das tecnologias da informação e comunicação.

Embora tenha sido realizado totalmente online e a distância (acesso residencial e lan houses pelos alunos), por conta das limitações estruturais e técnicas do laboratório de informática, o projeto também visava demonstrar a sua viabilidade para diminuir a subutilização do referido laboratório. Portanto, por trás do Dokeos estava a intenção de promover uma inclusão digital mais criativa, dinâmica e efetiva no espaço escolar.

[...] Refletir e reavaliar as práticas pedagógicas e, em especial, as formas de inclusão dos recursos tecnológicos no contexto escolar pode apontar um novo caminho para a inclusão digital e ampliar seus reflexos nos processos de ensino e aprendizagem (CARNEIRO, 2005, p.1).

O Dokeos

O Dokeos é um sistema LMS open source muito intuitivo o que possibilita o seu rápido domínio por qualquer usuário. Com uma interface do usuário simples, bem organizada e dinâmica do ponto de vista da usabilidade e da ergonomia conforme os estudos comparativos e a opinião de todos que tiveram contato com a plataforma citada. Mesmo apresentando menores possibilidades de configuração, a plataforma Dokeos mostra-se poderosa como plataforma e-learning para o público escolar.

A plataforma Dokeos foi concebida para a auto-aprendizagem no sentido de estimular a autonomia do seu usuário para ensino e aprendizagem.

Hablando técnicamente, sólo necesita estar familiarizado con su explorador de Internet preferido. Le pedirán que teclee texto en formularios electrónicos, pulsar el botón 'OK' y preparar en su propio ordenador documentos de calidad para ser subidos en su curso. Nada más. De este modo, puede concentrarse en lo más importante para un docente: el contenido y en una buena didáctica, y liberarse de la necesidad de un equipo técnico para manejar el sitio web de su curso (PECQUET, 2007, P. 6).

Algo muito revelador do uso da plataforma em questão, diz respeito como o e-learning pode contribuir para mudar não só o ensino e a aprendizagem escolar, mas posturas de todos aqueles envolvidos com mudanças na educação contemporânea principalmente com a internet como suporte tecnológico e pedagógico. Na pesquisa são reveladores questões como as relatadas pelos próprios alunos, a exemplo das seguintes falas:

Relato 1
Estou gostando bastante da nova experiência de estar estudando no mundo virtual [...] mas dessa forma é muito melhor estudar a geografia [...] Espero que nos próximos anos este projeto dê continuidade e outros professores adotem esta forma de aprendizagem [...]

Relato 2
Professor, esse é um método de ensino bastante criativo e uma forma excelente para instigar o interesse de nós alunos. [...] eu espero sinceramente, que em pouco tempo estas atividades possam ser algo habitual. [...] ele permite que alguns alunos que se inibem na sala de aula possam demonstrar suas idéias.

Relato 5
Eu gostei muito, pois estimula o nosso raciocínio até mesmo ajuda muitas pessoas que não sabem mexer em computador [...] e até estimula aqueles que não gostam de estudar [...].

Relato 6
Minha família adorou a idéia. Meus pais às vezes ficam aqui do meu lado me apoiando, mandando eu prestar bastante atenção pra não errar as questões.

Assim como Garcia-Montoya (2001, p. 424), o projeto AVA na escola pública comprovou que

[...] el proceso interactivo produce un refuerzo, una mayor y mejor asimilación del aprendizaje. [...] Al utilizar sistemas multimedia en su aprendizaje, los alumnos se sienten motivados, satisfechos y también responsables de este proceso [grifo nosso].

Após a leitura dos relatos, é possível verificar que o projeto AVA na escola pública pode favorecer mudanças de postura do aluno em relação aos estudos (autonomia, responsabilidade e colaboração) como também favorece a todos sem exceção, a exemplo de desinibir alunos mais arredios ao contato com a dinâmica presencial e estimulo para o acompanhamento dos pais nas atividades escolares virtuais.

[...] o certo é que o contacto formal ou informal [a exemplo do projeto AVA na escola pública] é um bom pretexto para que, na escola ou fora dela, os professores discutam vários aspectos da sua utilização educativa, e por essa via, reflictam naturalmente sobre a integração das TIC nas escolas [e a sua influência na mudança de postura do educando]" (LOPES e GOMES, 2007, p, 817).

Considerações finais

Com base na pesquisa, é possível apontar as seguintes perspectivas para o Dokeos no espaço escolar brasileiro:
• Como estratégia tecnológica e pedagógica no controle das "distraciones" na internet e uso criativo, crítico e efetivo do laboratório de informática e seus recursos;
• Como espaço de auto-estudo e promoção da autonomia discente na internet;
• Como ampliação e potencialização do espaço de aula para docentes e discentes na internet;
• Como articulação com outros objetos de aprendizagem para desencadear processos cognitivos mais significativos para os educandos;
• Como suporte a projetos colaborativos envolvendo docentes e discentes;
• Como ferramenta assíncrona através do fórum para avaliação diagnóstica e formativa;
• Como suporte a tutoria discente;
• Como estimulo a docência online na educação básica.

Web notas:

(1) PERREIRA, Ruben Agustín. La plataforma Dokeos: Uma herramienta para aprender (2007). Disponível em: <http://www.slideshare.net/dokeosla/experiencia-dokeos-en-escuela-de-uruguay>. Acesso em: 12 jul. 2010.

(2) VARGAS, Carlos. Disponível em: http://www.slideshare.net/dokeosla/introduccion-a-dokeos-186>. Acesso em: 03 set. 2010.

(3) AMORIM FILHO, Alberto Alves. Do giz ao mouse: Dokeos como ambiente virtual de aprendizagem na escola pública. Disponível em: <http://www.slideboom.com/presentations/276572/AVA-NA-ESCOLA-PÚBLICA---Defesa-04/09/2010>. Acesso em: 04 set. 2010.

(4) AMORIM FILHO, Alberto Alves. Defesa TCC UNEB. Disponível em: <http://www.slideshare.net/lat730/defesa-tcc-uneb>. Acesso em: 04 set. 2010.

(5) Blog da escola e do projeto AVA na escola pública http://cetvdigital.blogspot.com

Bibliografia

GARCÍA-MONTOYA, Encarnación. Optimización, validación y modelización de un proceso de fabricación de comprimidos. Desarrollo de una aplicación interactiva multimedia (2001). Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2010.

LOPES, António Marcelino. GOMES, Maria João. Ambientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial: uma abordagem reflexiva (2007). Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2010.

PECQUET, Emmanuel. Creando y publicando cursos virtuales com Dokeos 1.8 (2007). Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2010.
http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/ava-na-escola-publica-3979732.html
Perfil do Autor

Licenciado em Geografia. Pós-Graduado em Educação Online UNEB/UAB. Entusiasta do Software Livre como filosofia educacional, da aplicação das TIC no ambiente escolar e do Linux como sinônimo de liberdade. Articulador de Ciências Humanas e suas tecnologias no Colégio Estadual Teotônio Vilela - Feira de Santana/Bahia







Esquema do Projeto de pesquisa AVA na escola pública



Web notas:

(1) Experiencia Dokeos en escuela de Uruguay


(2) Introduccion a dokeos 1.8.6

(3) AVA na escola pública

(4)Alguns momentos da defesa do TCC

Como resultado da pesquisa Do giz ao mouse: Dokeos como ambiente virtual de aprendizagem na escola pública surge o primeiro desdobramento que é o curso Cidadania e Meio ambiente totalmente onlline para o  3o ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Teotônio Vilela (local da pesquisa). 

Com o objetivo de promover o protagonismo juvenil e instrumentalizá-los para serem atuantes na escola e na comunidade assumindo o papel de agentes multiplicadores. Diferentemente do suporte Dokeos anteriormente utilizado como AVA na citada pesquisa, agora todo o curso será realizado com base na plataforma e-learning Chamilo.




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