6 de jan. de 2009

A era da educação online


A era da educação online



Para início de conversa seguem dois questionamentos reveladores para os professores no atual contexto das tecnologias conectadas: E agora professor? (1) Você é um professor digital? (2) Para aqueles resistentes as mudanças tecnológicas e até para os apocalípticos (que vê o fim do mundo em tudo que é novo e lhe causa embaraços) a inserção das tecnologias da informação e comunicação na formação dos nossos jovens é um processo fundamental para promover uma inclusão digital mais criativa, crítica e dinâmica no ambiente escolar.

"[...] Refletir e reavaliar as práticas pedagógicas e,em especial, as formas de inclusão dos recursos tecnológicos no contexto escolar pode apontar um novo caminho para a inclusão digital e ampliar seus reflexos nos processos de ensino e aprendizagem (Maria Lúcia Fernandes Caneiro, 2005, p.1)".

Observando a música Pela internet de Gilberto Gil (3) é possível verificar o que nos reserva a rede mundial de computadores (4). Para todos que sempre pensaram a escola para além da resistente cultura escolar (5) e buscaram com as tecnologias transformar o cotidiano da sala de aula, agora tem a oportunidade de dar vazão a sua criatividade através dos objetos técnicos contidos na internet. Carlos Nogueira Fino (2003, p. 4) lembra que "Chegamos ao momento, portanto, em que o velho paradigma, exausto, deve dar lugar a um outro, capaz de ir ao encontro de novas e indeterminadas necessidades [...]".

Afinal não falta com a atual geração de sites da chamada Web 2.0 (6) (7) excelentes oportunidades de mixar diversas tecnologias, seja áudio, vídeo, hipetexto ou qualquer outra encontrada facilmente nos labirintos da internet. Tal mixagem entre diferentes objetos técnicos a um click do mouse ainda é um vasto pomar a ser explorado pelos especialistas em educação online e seus desdobramentos na sala de aula. No entanto "[...] Professores, que aprenderam a superar as velhas concepções de que o conhecimento só pode ser extraído dos livros didáticos, têm buscado um ensino mais dinâmico, criativo e rico a aprtir das interfaces possibilitadas pelo mundo virtual [...]" (Eliã Siméia Martins dos Santos, 2007, p.34).

Embora muitos professores não saibam que a grande revolução na educação tradicional passa necessariamente pela internet e em torno da educação online (8) e das plataformas e-learning como Dokeos. São inumeráveis objetos técnicos com potencial para uso no ensino e na aprendizagem escolar de diferentes públicos da educação básica.

Certamente a educação online não é a solução para todos os problemas relacionados ao ensino e a aprendizagem escolar, todavia sinaliza uma ruptura mais prazerosa como deve ser a formação no contexto das tecnologias da informação e comunicação. Algo muito revelador como deve ser essa ruptura é assim caracterizada por Encarnación Garcia-Montoya (2001, p. 424):

[...] está comprobado que el processo interactivo produce un refuerzo, una mayor y mejor asimilación del aprendizaje [...] Al utilizar sistemas multimedia en su aprendizaje, los alumnos se sienten motivados, satisfechos y también responsables de este proceso [...].

Sendo assim, nada mais oportuno do que disseminar a educação online e seus suportes tecnológicos, a exemplo do projeto AVA na escola pública desenvolvido em pesquisa recente junto ao público escolar.


Web notas:


(1)E agora professor?


(2)Você é um professor digital?


(3)Pela internet - Gilberto Gil








(4)Admirável mundo novo da Web








(5) O que é cultura escolar?


(6)Web 2.0








(7)
Check out this SlideShare Presentation:

Web2 0



View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: web2.0 educação)



(8) O que faz a educação online diferente
O que faz a EAD online diferente








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...