Libras 2.0: alfabetização via internet
Tenho feito algumas leituras de artigos e pesquisas acadêmicas sobre inclusão escolar de portadores de necessidades especiais no Brasil. No entanto, percebo a carência de estudos que apontem tecnologias para auxiliar todos aqueles que se dedicam a contribuir para que de fato aconteça a inclusão.
Nas minhas leituras, dedico atenção aos portadores de surdez pela complexidade da língua de sinais e a necessidade de tecnologias favoráveis a melhorar o contato entre surdos e não-surdos. Algo que me chamou a atenção em alguns trabalhos é a observação de que muitos surdos ainda não dominam a sua língua Libras. Desta forma, possuem muitas dificuldades de inserção social, profissional e escolar.
Para agravar o quadro, os profissionais responsáveis pela inclusão também não dominam a Libras o que causa muitos embaraços para o ensino e a aprendizagem para o público especial. Tal situação totalmente contrária aos princípios da Declaração de Salamanca é dominante nas escolas brasileiras e materializa-se num grande obstáculo a sua permanência no espaço escolar tradicional.
Com o propósito de auxiliar no esforço de alfabetização do surdo e do não-surdo divulgo um site do INES (Instituto Nacional de Educação dos Surdos) muito valioso para educadores, educandos, pesquisadores e formadores em Libras.
Talvez com a inserção do projeto notebook para aluno e com a melhoria da internet nas escolas públicas possa facilitar o acesso aos portadores a um recurso interativo tão importante para a educação inclusiva e desconhecido pela maioria dos educadores.
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