O CETV digital sobre inclusão digital no Colégio Estadual Teotônio Vilela foi planejado para incorporar o projeto UCA (Um Computador por Aluno). A principal articulação do CETV digital ao UCA se dará em torno do ambiente virtual de aprendizagem Chamilo. Estamos trabalhando com os professores para que incorporem o AVA Chamilo em suas atividades em sala, antecipando a chegada do UCA, pois assim não haverá muitas dificuldades para sua implantação e uso futuramente na escola.
Maiores informações sobre UCA acesse https://esr.rnp.br/leitura/redes?begin=0
O projeto CETV digital possui como pontos inovadores:
* O pionerismo ao usar avançados ambientes virtuais de aprendizagem como Chamilo, uma plataforma open source na escola pública;
* A utilização da concepção do e-learning e do rapid e-learning no planejamento docente;
* A utilização da abordagem do trabalho colaborativo para uso das TIC e a atuação docente tendo por referêncial a concepção de ensino Comunidades de Inquirição;
* A valorização do Software Livre, do Linux e do Linux Educacioanl na escola;
* A valorização da internet como suporte as atividades docentes.
* A valorização da internet como suporte as atividades docentes.
Já o projeto UCA possui como pontos inovadores:
* Uso do notebook por todos os estudantes e educadores da escola pública em um ambiente que permita a
imersão em uma cultura digital;
* Mobilidade de uso do equipamento em outros ambientes dentro e fora da escola;
* Conectividade, pela qual o processo de utilização do notebook e a interação entre estudantes e professores ocorrerão por meio de redes sem fio conectadas à
Internet;
* Incentivo ao uso de softwares livres e inserção em comunidades para a disseminação do conhecimento;
* Uso pedagógico das diferentes mídias colocadas à disposição no notebook educacional.
Os notebooks educacionais permitem romper com as limitações de tempo e espaço fixo da escola tradicional, uma vez que a portabilidade permite o uso em outros ambientes dentro e fora da escola. A mobilidade flexibiliza os tempos escolares, pois a aprendizagem pode ser tanto no horário formal da escola quanto em outros momentos do dia a dia dos estudantes e educadores.
Diante disso, a preparação da infraestrutura capaz de garantir que os equipamentos possam se conectar entre si e à Internet [além da definição de um projeto pedagógico e de um AVA são essenciais] para o sucesso do projeto.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário