2 de jul. de 2011

Projeto CETV digital e Projeto UCA

O CETV digital sobre inclusão digital no Colégio Estadual Teotônio Vilela foi planejado para incorporar o projeto UCA (Um Computador por Aluno). A principal articulação do CETV digital ao UCA se dará em torno do ambiente virtual de aprendizagem Chamilo. Estamos trabalhando com os professores para que incorporem o AVA Chamilo em suas atividades em sala, antecipando a chegada do UCA, pois assim não haverá muitas dificuldades para sua implantação e uso futuramente na escola.

Maiores informações sobre UCA acesse https://esr.rnp.br/leitura/redes?begin=0

O projeto CETV digital possui como pontos inovadores:
* O pionerismo ao usar avançados ambientes virtuais de aprendizagem como Chamilo, uma plataforma open source na escola pública;

* A utilização da concepção do e-learning e do rapid e-learning no planejamento docente;

* A utilização da abordagem do trabalho colaborativo para uso das TIC e a atuação docente tendo por referêncial a concepção de ensino Comunidades de Inquirição;

 * A valorização do Software Livre, do Linux e do Linux Educacioanl na escola;

* A valorização da internet como suporte as atividades docentes.

 
Já o projeto UCA possui como pontos inovadores:

* Uso do notebook por todos os estudantes e educadores da escola pública em um ambiente que permita a
imersão em uma cultura digital;

* Mobilidade de uso do equipamento em outros ambientes dentro e fora da escola;

* Conectividade, pela qual o processo de utilização do notebook e a interação entre estudantes e professores ocorrerão por meio de redes sem fio conectadas à
Internet;

* Incentivo ao uso de softwares livres e inserção em comunidades para a disseminação do conhecimento;

* Uso pedagógico das diferentes mídias colocadas à disposição no notebook educacional.

Os notebooks educacionais permitem romper com as limitações de tempo e espaço fixo da escola tradicional, uma vez que a portabilidade permite o uso em outros ambientes dentro e fora da escola. A mobilidade flexibiliza os tempos escolares, pois a aprendizagem pode ser tanto no horário formal da escola quanto em outros momentos do dia a dia dos estudantes e educadores.

Diante disso, a preparação da infraestrutura capaz de garantir que os equipamentos possam se conectar entre si e à Internet [além da definição de um projeto pedagógico e de um AVA são essenciais] para o sucesso do projeto. 

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...