29 de jul. de 2012

Minha visão sobre EAD Para se compreender a EAD, no atual contexto contemporâneo, é preciso analisá-la na dimensão politica, pedagógica e andragógica, didática, tecnológica e humana. Dimensão politica - A modalidade tem se mostrado relevante para a democratização da educação superior, além de importante instrumento de inclusão social, proporcionando a melhoria quantitativa e qualitativa da educação. Quando consideramos as dimensões geográficas do nosso país e os históricos e persistentes problemas da sociedade brasileira, que impedem o acesso de uma massa considerável de pessoas ao nivel acadêmico, consequetemente a uma melhoria na sua condição social-econômica, é que compreendemos o impacto que uma politica pública de EAD pode representa para o Brasil. Dimensão pedagógica e andragógica – Com novas demandas formativas, muito diferente da educação tradicional e presencial, é preciso ressignificar as concepções clássicas da pedagogia, de pensadores como Piaget, Vygostky, Wallon, Ausubel, Freire entre outros. Estas novas demandas estão associadas a cibercultura e as pesquisas de outros pensadores como Lévy e Perrenoud. Neste contexto, torna-se importante conhecer o significado de inteligência coletiva e tecnologias intelectuais, além de suas implicações para desencadear a aprendizagem significativa. Como se trata de uma formação direcionada a adultos também é preciso compreender a concepção andragógica, pelo fato desse público possuir estruturas mentais já definidas, com maior grau de maturidade, o que o diferencia do público infanto-juvenil, o que requer, portanto, um processo diferenciado de ensino e aprendizagem na EAD. Dimensão didática – As novas demandas formativas estão articuladas a inovadores materiais didáticos, diferenciados em formatos e niveis de dificuldades cognitivas. Desde os tradicionais recursos de midias aos inovadores suportes digitais como OA, simuladores, animações, proporcionam reais condições de aprendizagem significativa para o público diferenciado da EAD. Dimensão tecnológica – O diferencial da EAD está amparado em ferramentas sincronas e assincronas, que valorizam a interação e a interatividade em seu ambiente de estudo. Destaca-se o principal suporte que é o ambiente virtual de aprendizagem, por se constituir no principal referencial tecnológico na formação a distância. Dimensão humana - Na EAD, as tecnologias são decisivas para desencadear processos formativos mais signficativos, mas o suporte humano, na figura do tutor, passa a ser determinante na condução desse processo, pelo fato de que a ausência de acompanhamento especializado, contribuir para o fracasso ou sucesso de um projeto a distância. Neste sentido, é decisivo o nivel de presença congnitiva, social e de ensino do tutor no ambiente presencial e virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...