14 de jan. de 2011

Tsunami da informação

Na investigação acadêmica realizada sobre educação online tendo o AVA Dokeos como objeto de pesquisa obtive feedback para muitas questões que ainda pairam sobre como dar conta da grande onda informacional.

A principal constação da minha pesquisa é que o sucesso de qualquer experiência de ensino e aprendizagem online passa pelo desenvolvimento de algum método para canalizar (filtrar) as informações mais adequadas e transformá-las em aprendizagem. Por mais que se queira lançar mão do improviso, como ocorre muito no presencial, no virtual a realidade é mais complexa e exige ações mais coordenadas, portanto, planejamento se faz imprescindível para se evitar a dispersão no oceano informacional e suas ondas tsunâmicas.

Como orienta José Moran (2009, p. 2), temos com a internet o desafio de

"[...] conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão, em espaços menos rígidos, menos engessados. Temos informações demais e dificuldade em escolher quais são significativas para nós e conseguir integrá-las dentro da nossa mente e da nossa vida [para, então socializá-las aos educandos de forma criativa, crítica e dinâmica]".

A tarefa não é muito simples pelo fato da frenética expansão dos dados produzidos e disponibilizados na internet. Em uma apresentação recente deixei claro a complexidade ao nomeá-la, a exemplo do que se convencionou chamar tsunami da informação (FERNANDO SANTAMARÍA, 2008).

Seguem alguns números esclarecedores da onda informacional e logo abaixo "acompanhe" o seu cenário.

La cantidad de información creada en 2007 estuvo a punto de sobrepasar, por primera vez, la capacidad física de almacenamiento disponible

La cantidad de información digitalizada fue 3 millones de veces mayor que la de todos los libros escritos. 
En 2006, la cantidad de información digital creada, capturada y replicada fue de 161 exabytes o 161 billones de gigabytes. Esto es más de lo generado en los 5000 años anteriores. 
Se generan 45 gigabytes de información digital por cada persona. Un tercio lo produce ella directamente y los otros dos escapan a su control
Se envían mundialmente 60 mil millones de e-mails por día
En 1997 existía 1 millón de sitios web, en el 2000 pasaron a ser 10 millones. En el 2006 la cifra alcanzaba los 105 y en el 2007 superó los 155 millones de sitios Web. 
Hay cerca de 74 millones de blog y en las últimas 24 horas se generaron más de 100 mil. 
Se hacen más de 2700 millones de búsquedas en Google cada mes en todo el mundo. A Google le cuesta cerca de un millón de dólares diarios mantener y actualizar el hardware por indexación
Google almacena 850 TeraBytes en Google Search; 220 TeraBytes - Google Analytics; 70.5 TeraBytes - Google Earth; 9 TeraBytes - Orkut; 4 TeraBytes - Personalized Search y 2 TeraBytes - Google Base. 




Com tanta informação gerada e facilmente difundida pela rede mundial de computadores é preciso desenvolver pelos educadores formas de selecioná-las, organizá-las e disponibilizá-las adequadamente aos alunos. Sem uma metodologia de trabalho online facilmente se perde pelos infinitos labirintos que cada link aponta. Para educação, então, um caminho medodológico é o uso de ambiente virtual de aprendizagem  (AVA) pelo fato de ser possível canalizar através dele todas as informações necessárias a determinada rota de aprendizagem como proposta pelo projeto e-learning Dokeos.



                           Fonte: http://miriamsalles.info/wp/?p=6362

Para os educadores compreenderem melhor o cenário exposto aconselho a leitura de Fredric_Litto_A_Nova_Ecologia_do_Conhecimento.pdf 

Aconselho também o post de Miriam Salles sobre a questão da pesquisa na internet.

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