14 de jan. de 2011

A era do Software Livre

 Com a internet a principal diretriz de mercado que é a comercialização vem sendo rompida por causa da disseminação de software livre. É claro que a discussão do Software Livre é muito mais complexa e de modo algum queremos aqui simplificar tal discussão. Contudo, temos a intenção de relacionar sua influência sobre iniciativas que não param de se espalhar pela internet democratizando o conhecimento tecnológico.

Não faz muito tempo para se ter acesso a qualquer programa para computador, a banca de revista da esquina era a solução mais próxima para todos. Desde revistas até CDs com músicas, programas, games tinhamos ela como a principal referência para ter acesso as novidades tecnológicas e as possíveis atualizações para nossos computadores.

Hoje, vivemos uma revolução na popularização dos meios tecnológicos, a exemplo da internet com seus sites, blogs e softwares que nos "ajudam" a se manter atualizados com os últimos lançamentos tanto da grande indústria da informática como principalmente por pequenas empresas e milhares de anônimos que disponibilizam na rede mundial de computadores seus projetos tecnológicos.

Tal expansão tem sido vista como ameaça pelas grandes corporações ainda atreladas a monopólios e oligopólios com seus produtos. (o grande marco foi a perseguição ao Napster a primeira rede P2P). Contudo, a lógica do software livre ganha força com arterfatos mais sofisticados que aglutinam cada vez mais adeptos, o que faz obrigatoriamente os tiranosauros a repensar seus modos de atuação frente a força dos novos hábitos de consumo do pensamento livre.

Porém, a concepção do Software Livre estrapola a dimensão tecnológica, pois pessoas, grupos tem utilizado o poder do pensamento livre articulados a uma proposta política e social de grandes proporções, a exemplo do WikiLeaks. Veja site oficial http://213.251.145.96/

O atual contexto de efervescência do movimento do softlware livre, é muito oportuno para os educadores levarem a discussão para sala de aula. Desta forma, poderão contribuir muito para a formação de uma consciência coletiva por parte dos mais novos, ou seja de que é uma concepção que surgiu a apartir da tecnologia, mas que pode ser estendida para toda a sociedade. 

Como professor de Filosofia levei a discussão para sala de aula e rendeu muitas discussões interessantes. Agora a frente de Sociologia incluir no meu planejamento discussão em torno da Sociedade da Informação, cujo desdobramento contampla mais uma vez o Software Livre. Tendo em vista tal propósito, temos uma excelente contribuição em formato de texto de grande aceitação no ambiente escolar. Trata-se do genial Cordel de Cárlisson Galdino intitulado Cordel do Software Livre. 

E realmente um trabalho genial pelo fato de usar muita criatividade para expor um tema ainda desconhecido do público escolar.


Sob licença Creative Common. Acesse e leia. Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...